quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Educação Democrática.

                                                                                                              

      Anísio Teixeira, advém de uma família rica, em que o pai era um  influente político no município de Caetité, na Bahia, e mesmo sendo de origem da elite possuía um olhar voltado para o social, com ideologias pragmáticas a fim de dar oportunidades a todos os brasileiros. Influenciado pelo sistema educacional americano embasou suas idéias em um livro americano, Métodos Americanos de Educação, e posteriormente teve também influências de John Dewey, que propunha a preparação do indivíduo para o mundo. Com esse intuito de trazer uma escola nova, fez com que esse filosofo, educador e escritor percorresse  uma trajetória de vida em que pensava-se no povo e não em uma elite intelectual.

              
              
         Nesse sentido Anísio defendia a questão dos pensamentos em prática, uma educação do fazer em que há uma valorização do trabalho com as mãos, em que envolvia descobertas e criatividades de forma a permitir ao aluno que ele desenvolva suas capacidades, dessa forma temos a prática de trabalho manuais e corporais associados ao ensino formal. E isso favorece os alunos, pois a maioria, se não todos, não tinham condições de ter vestuários ou até mesmo uma alimentação adequada,  na escola de Anísio eles tinham esse acesso, já que os próprios alunos faziam durante os ensinamentos das aulas, e isso ajudou muitos estudantes, visto que  hoje possuem uma  condição melhor devido a oportunidade  que a escola possibilitou, a escola a qual o educador defendia era um lugar onde a criança deve se sentir livre e feliz.
      
      O educador possuía um pensamento de continuum, em que  não tinha nenhum amor físico pelas idéias, só bastava convencer de novas idéias, para mudar de pensamentos, de forma a adequar, isso mostra o seu caráter de adequação a realidade. Diante disso Anísio defendia que  “ Só existirá democracia no Brasil no dia em se montar no país a máquina que prepara a democracia…Essa máquina é a escola pública”. Com isso vemos que ele acreditava em uma igualdade a partir da educação que tinha que ser oferecida aos brasileiros, uma escola pública, laica e universal.                                                         


         Dessa forma o estudioso passou por inúmeras barreiras devido ao contexto histórico que ele se encontrava, um cenário de repressão, de censura e de acusações, de forma a afetar sua trajetória, tendo que esconder de forças políticas por acusações caluniosas e ser exilado de seu país. Mas mesmo diante das perseguições Anísio ajuda a definir o modelo educacional do Brasil, criando instituto de Educação, que é para formar professores da rede pública, e para conseguir criar a Escola Nova fazem um manifesto junto com outros pensadores, pra tentar implantar esse novo modelo educacional, com isso desempenhou  um papel de extrema relevância no contexto educacional do Brasil. E não somente isso o filósofo teve participação ativa na secretaria da educação, e também um dos idealizadores da Universidade de Brasília, porém devido a ditadura, teve que ficar longe dos projetos de renovação educacionais.
           Com isso percebemos que Anísio colaborou e muito com o modelo educacional do Brasil, ajudando muitas crianças a ter acesso a um estudo de qualidade, proporcionando a estes um futuro melhor. Nesse sentido vemos que o educador tinha uma proposta de educação social, em que todos tivessem garantia de um ensino de qualidade, de modo a tornar mais igualitário as condições sociais e econômicas, almejando diminuir as disparidades da sociedade.


Carla Ladeira Gomes da Silveira
Graduanda em Bacharelado
Interdisciplinar  de Saúde-UFSB

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