segunda-feira, 24 de agosto de 2015

                                                             História da Universidade



  Universidade sendo uma instituição de ensino e pesquisa superior englobando várias áreas do conhecimento existindo diferentes tipos como humanístico, tecnológico e artístico promovendo aos alunos uma formação profissional e científica incentivado-os a desenvolver novos saberes e novas descobertas na tentativa de modificar e evoluir de acordo com as necessidades da humanidade.
  As universidades foram criadas na Europa sendo a primeira na Itália em 1080, e logo depois a de Paris e Inglaterra, sendo ministradas pela Igreja Católica oferecendo apenas os cursos de Direito, Teologia e Medicina. Com o poder que a igreja detinha sobre o ensino superior ela que decidia os rumos do conhecimento com isso limitavam os saberes filosóficos e científicos. Só no Renascimento um movimento cultural, que permitiu que houvesse progresso em todos os campos de conhecimento.




  No Brasil a primeira Universidade foi fundada na Bahia em 1808 sendo a Escola de Cirurgia, e logo após em São Paulo tendo apenas o curso de Direito, só em 1920 que veio a do Rio de Janeiro com vários cursos de diferente áreas. Ma nessa época nem todos podiam estudar, pois só que era de família rica e tradicional que podiam frequentar a universidade.
  No entanto, as Universidades evoluíram e hoje existem diversos tipos e várias espalhados no mundo todo com vários cursos e diversas formas de ensino. No caso do Brasil existem as públicas acessíveis a todos independente da classe social e faculdades privadas que recebem incentivos do com programas do governo para que pessoas mesmo sem condições financeiras possam estudar. Todas elas geram e disseminam conhecimento.
  Com isso nós alunos de Universidade Pública, sendo a Universidade Federal do Sul da Bahia fomos levar um pouco do conhecimento sobre esse tema de forma breve para alunos do ensino médio de uma escola também pública, apresentando nosso método de ensino que foge do tradicionalismo que já é utilizado em algumas universidades Brasileiras.
  Primeiramente fizemos as devidas apresentações, depois iniciamos com o que é universidade, se todos tinham esse conhecimento, explicamos um histórico e sua evolução até os tempos atuais. Falamos sobre nossa universidade , como ocorre a entrada do estudante, os programas de apoio estudantis como as bolsas auxílios; a permanência, instalação, as iniciações científicas e tudo mais.
  Continuamos explicando sobre os 3 ciclos que possuí, o ensino interdisciplinar que ainda é muito novo em nosso país mas vem ganhando força se disseminando e aceito com positividade, a interdisciplinaridade que é dividida em áreas de conhecimento e depois escolhemos uma área para se especializar, e que caso acorra de não se identificar com  o curso escolhido pode haver troca e focar nas matérias que lhe designam a profissão almejada, com isso a taxa de evasão de estudantes diminui, já que nem todos que saem do ensino médio tem convicção de qual carreira seguir. 
  Abordamos também sobre o sistema de cotas social e racial que tem como principal foco incentivar alunos de escola pública a cursar um ensino superior, sem a ocorrência de empecilhos como a necessidade de trabalhar e não conseguir se manter estudando, e também é uma oportunidade única para eles que possuem uma universidade pública na sua própria cidade sem ter a necessidade de se deslocar para longe como muitos fazem e ainda vivenciar um aprendizado amplo que lhe oferece o saber de diversos conhecimentos formando não só um profissional para uma determinada profissão mas também um cidadão social que vai trabalhar muito bem preparado com aquilo que realmente gosta e não apenas por questões financeiras.
  Com isso notamos o grande trajeto que o ensino superior obteve desde sua criação até os dias de atuais, as dificuldades e transições que passou, evoluindo e formando grandes pensadores de áreas distintas, cada um dando sua contribuição para evolução da humanidade. Já nós que estamos apenas começando e esses que ainda estão por vir como os que conhecemos, que façamos nossa parte e nos tornamos não seres detentores de conhecimento mas também gerados e disseminadores.




IAGDA DE JESUS COELHO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM  HUMANIDADES
SALA 6 
VESPERTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário