segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Trajetória da Universidade


Com o surgimento das primeiras civilizações, inicia também os sistemas numéricos de contagem e o processo de escritas. Com isso surgiu a necessidade  de uma sistematização desse aprendizado, o que culminava no surgimento de escolas, para se guardar esse conhecimento desenvolve-lo e passar para as próximas gerações. Prova disso  são as escolas escribas sumérios , que  surge por volta de 3.500 a.c.Porém só ensinava a escrita cuneiforme e a matemática.

Platão em sua Academia

Com o passar dos anos estudiosos foram influenciando na história da universidade como Platão, criando a Academia, que era um lugar de se fazer pesquisas filosóficas e científicas, ganhando reconhecimento, estudavam Filosofia, Matemática e Ginástica. Esta não se constituía uma universidade , por ser uma escola fundada por um pensador, e nessa época  cada pensador fundava uma escola. Podemos destacar como colaborador  para a formação  e fonte dos conhecimentos a Biblioteca de Alexandria, que era junto com museu, dando origem ao maior centro de referência cultural e científico do Mundo Antigo.

 Universidade de Karueein, em Marrocos 

Diante disso vemos que existiram escolas de nível superior , antes das ideologias europeias, como exemplo temos a Grécia Antiga,China e Mundo Árabe, porém esses centros de ensino eram culturalmente diferentes possuindo várias particularidades, o que difere das que observamos hoje.

        
 Com isso a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), dentro de sua moderna definição declarou oficialmente a universidade de Karueein, fundada em Marrocos no ano de 859 d.c. como a primeira universidade do mundo, e  no ano  907 d.c. foi fundada no Cairo, no Egito, a universidade de Al-Azhar que é então oficialmente a segunda universidade mais antiga do mundo.

Biblioteca Atual de Alexandria

Dessa forma surge as universidades da Idade Média, que eram as corporações de ofício,centro de saber e conhecimento, em que os alunos seguiam seus mestres para qualquer lugar. Com o desenvolvimento das cidades e do comércio no período medieval ocidental, desenvolveu um ambiente favorável a construções de saberes. Os alunos entravam  com idade entre 12 e 15 anos, e iniciando o curso de artes liberais e com as disciplinas de trivium e quadrivium a primeira com gramática latina, retórica e dialética e a segunda era aritmética, geometria, astronomia e música. Nesse sentindo, a época a qual estamos era de poder eclesial, em que a Igreja detinha os poderes, com isso ela era que controlava a universidade a partir de permissões emitidas pela mesma.
Com isso foi a nascendo inúmeras universidades na Europa medieval, a primeira foi a de Bolonha, na Itália no ano de 1088, Oxford, na Inglaterra no ano de 1096, Páris, na França no ano de 1170, dentre outras mais universidades que estavam submetidas a Igreja.
Entre os séculos XV e XVI, entra em predominância as Universidades Renascentista, qual possuem uma visão racional, progressista em que valoriza o antropocentrismo, humanismo e o individualismo , e com a valorização da estética dos gregos e romanos, isso devido a influências do capitalismo.
Universidade de Bolonha
Vários foram os estudiosos que influenciaram na construção das universidades, Descartes foi um pensador a qual influenciou muitos outros, com sua defesa de que devemos duvidar de tudo, que não existe verdade. Assim como Kant, racionalista, em que o espaço e o tempo pertence a condição humana.
Com a expansão das universidades na Europa, estas atingiram grandes dimensões de forma a chegar na América Latina. O modelo espanhol no século XVI  chega ao México, Guatemala, Peru, Cuba, Chile , Argentina dentre outros, porém a instituição só chegou ao Brasil em 1920, por iniciativa da Coroa Portuguesa. No Brasil a Campanhia de Jesus que era responsável pela educação no território, com isso era o aprendizado voltado para fé católica de forma a aumentar os fiéis. A mudança vai começar a ocorrer com a vinda de D. João VI, que  permitiu os cursos profissionalizantes de nível médio e superior, além de cursos na carreira militar,como a Academia de Marinha em 1808 , a  Academia Real Militar em 1810, no Rio de Janeiro, para formar oficiais e engenheiros civis e militares tais incentivos que iniciariam as escolas de nível superior até o período da República.


Vinda da Família Real para o Brasil
A vinda da Família Real para o Brasil fez com que começasse fazer investimentos na educação, isso com intuito de formar as elites controladoras no país, dando privilégios ao ensino secundários e superior. Dessa forma investiu no ensino superior  de formação profissional em Medicina, Engenharia e Economia, mas esse ensino era para os filhos de aristocratas poderosos, ou seja, o ensino era para as elites. Porém essas tentativas eram controladas pela metrópole, querendo diminuir o poder da colonia, de forma que não atingisse nenhuma independência cultural e política.
Nesse sentido vale ressaltar que todas a tentativas de construção do ensino superior  no período de 1843 a 1920, não tiveram êxito, porém nesse último ano criou-se a primeira universidade, a Universidade do Rio de Janeiro, que  foi reconhecida, depois por,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade do Brasil, e depois, em Universidade Federal do Rio de Janeiro, formada pelos cursos superiores existentes na Escola Politécnica, na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Direito. Sendo a primeira criação legal do Governos Federal. Dessa forma o período de 1920 a 1968, foram a época de implantações das universidades, e que até hoje mantém o modelo.
Com isso a universidade, passou por diversas mudanças de forma a se encontrar o que hoje ela é, houve manifestos e lutas para que ela se tornasse uma instituição de todos, democrática, em que fosse a propulsora de uma sociedade mais igualitária, em que oferecesse oportunidades a todos.
Universidade Federal do Sul da Bahia

 Visita a CEPROG

No dia 19 de agosto de 2015, fomos a CEPROG com intuito de apresentar e divulgar para os estudantes do ensino médio a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), isso com o objetivo de mostrar as características das universidades no mundo, desde do surgimento das primeiras universidades , até os dias atuais, até chegarmos na UFSB. Dessa forma planejamos uma linha do tempo interativa, a qual  íamos montando junto com os alunos  de acordo com o que fomos explicando. Nesse sentido fomos explicando as universidades, a sua importância e a maneia com a qual ela está estreitamente relacionada e envolvida com a sociedade.Com isso fomos detalhando e exemplificando até que chegamos na apresentação na nossa universidade

Nossa Visita na CEPROG
Linha do Tempo Interativa
A experiência de poder passar um pouco de conhecimento sobre as universidades foi muito gratificante, pois tive a oportunidade de conhecer melhor a realidade das escolas da região, e pude perceber a carência e a falta de informação a respeito da UFSB, com isso o nosso foco além de apresentar a universidade a eles, foi também  incentivar  esses jovens a cursarem o ensino superior, mostrando que essa realidade não está longe deles, que a universidade é para todos nós.

Carla Ladeira Gomes da Silveira
Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar 
em Saúde-UFSB
carlals@hotmail.com

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