O livro Pedagogia da Autonomia de Paulo
Freire, corresponde a uma corrente de pensamento que indaga a questão da metodologia da educação,
de forma que busca um novo posicionamento do corpo docente e discente. Dessa
forma Freire coloca a forma de ensino em parâmetros diferenciados, em que há
uma investigação, uma tematização e a problematização, a fim de desenvolver
pessoas conscientes da sua própria realidade.
Nesse sentido o
livro citado, coloca tanto o aluno quanto o professor como sujeitos ativos, ou
seja, ambos são colaboradores do processo de ensino o que acarreta em uma
aprendizagem coletiva, em que o educando não é objeto do docente, e vice versa.
Com isso vemos que, “ não há docência sem discência”, pois há uma mútua colaboração,
já que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
Podemos perceber que em seu método de
ensino está preocupado com a criticidade, que é, o desenvolvimento do discente
para a construção de uma concepção mais
crítica, o aluno deixa de ter aquela visão ingênua, e passa a problematizar a realidade a fim de poder fazer transformações na mesma. E isso só pode se
conquistar a partir das experiências vividas pelo aluno e de seus processos
formais, que serão trabalhados pelos docentes a partir da curiosidade do
próprio discente. Como podemos ver na frase de Paulo Freire “ Quanto mais
criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais constroi e desenvolve
a curiosidade epistemológica sem a qual não alcançamos o conhecimento do objeto.”
Com isso,vai haver um rigor metodológico
que vai procurar tirar o aluno da zona de conforto, estimulado e desafiando o
mesmo para desenvolver a criticidade, a fim que o educando seja formado não para
viver na sociedade como ela é, mas sim, transforma-la em algo melhor. Nesse
sentido a finalidade é ter um discente autônomo, que saiba aprender a aprender,
que quebre paradigmas buscando novas ideologias. Diante disso vemos que ensinar não é simplesmente transferir o conteúdo,é fazer com que o discente crie e construa esse aprendizado a partir da curiosidade que o instiga, e saia completamente da memorização mecanizada.
Paulo Freire |
Além disso, vamos ter no livro a questão
do diálogo do professor e do aluno, isso para poder conhecer melhor o discente,
as suas experiências, buscando a valorização da história de cada um para poder
melhor ajudar este sujeito. Podemos destacar também que o docente deve ser um
espelho para o discente, pois o ato de ensinar exige exemplo do professor.
Outra questão importante é a valorização das diversidade que o docente deve ter,
pois deve criar um ambiente sem preconceitos, livre de descriminação, para que
os alunos sintam bem e livres para que possam ter um bom rendimento escolar.
Com isso desenvolveu a ideia do homem
como sendo ser inacabado, pois estamos em constante construção e desconstrução,
visto que tudo é inacabado, conhecimentos, conceitos e a aprendizagem, e como
pertencemos a tudo isso, estamos sempre sofrendo mudanças, alterações que nos
proporciona o aprimoramento de novos conhecimentos, o que nos instiga cada vez
mais buscar novas formas e meios de poder modificar a sociedade. Nesse sentido,
a ideologia “anestesia a mente” já que se o indivíduo não possuir criticidade
vai aceitar passivamente o conteúdo sem indagar, problematizar a ideia.
Quando fazemos uma relação do documentário de Paulo Freire com o seu livro percebemos que que sua pedagogia de ensino ,voltada para a construção de um sujeito autônomo, ativo capaz de refletir para pensar em transformação, aplica-se em todas as áreas de conhecimento, desde a alfabetização, até as mais complexas áreas de conhecimento, tudo com base fundamentada em um sujeito ativo problematizador. Nesse sentido é válido ressaltar que, o processo de aprendizagem não está dissociado do mundo ao redor do aluno, pelo contrário, aprendemos a partir das experiências vivenciadas, do contato que temos com nosso entorno e o contexto social que nos envolve. Com isso percebemos a dimensão da importância e da influência que esse educador, pedagogista e filósofo nos ofereceu.
Carla Ladeira Gomes da Silveira
Graduanda em Bacharelado
Interdisciplinar de Saúde - UFSB
carlalgs @hotmail.com
carlalgs
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