quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Liberdade de Aprendizagem

           
             O livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, corresponde a uma corrente de pensamento que  indaga a questão da metodologia da educação, de forma que busca um novo posicionamento do corpo docente e discente. Dessa forma Freire coloca a forma de ensino em parâmetros diferenciados, em que há uma investigação, uma tematização e a problematização, a fim de desenvolver pessoas conscientes da sua própria realidade.
            Nesse sentido o livro citado, coloca tanto o aluno quanto o professor como sujeitos ativos, ou seja, ambos são colaboradores do processo de ensino o que acarreta em uma aprendizagem coletiva, em que o educando não é objeto do docente, e vice versa. Com isso vemos que, “ não há docência sem discência”, pois há uma mútua colaboração, já que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
          Podemos perceber que em seu método de ensino está preocupado com a criticidade, que é, o desenvolvimento do discente para a construção de uma concepção  mais crítica, o aluno deixa de ter aquela visão ingênua, e passa a problematizar a realidade  a fim de poder fazer transformações na mesma. E isso só pode se conquistar a partir das experiências vividas pelo aluno e de seus processos formais, que serão trabalhados pelos docentes a partir da curiosidade do próprio discente. Como podemos ver na frase de Paulo Freire “ Quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais constroi e desenvolve a curiosidade epistemológica sem a qual não alcançamos o conhecimento do objeto.”
           Com isso,vai haver um rigor metodológico que vai procurar tirar o aluno da zona de conforto, estimulado e desafiando o mesmo para desenvolver a criticidade, a fim que o educando seja formado não para viver na sociedade como ela é, mas sim, transforma-la em algo melhor. Nesse sentido a finalidade é ter um discente autônomo, que saiba aprender a aprender, que quebre paradigmas buscando novas ideologias. Diante disso vemos que ensinar não é simplesmente transferir o conteúdo,é fazer com que o discente crie e construa esse aprendizado a partir da curiosidade que o instiga, e saia completamente da  memorização mecanizada.
Paulo Freire
         
       Além disso, vamos ter no livro a questão do diálogo do professor e do aluno, isso para poder conhecer melhor o discente, as suas experiências, buscando a valorização da história de cada um para poder melhor ajudar este sujeito. Podemos destacar também que o docente deve ser um espelho para o discente, pois o ato de ensinar exige exemplo do professor. Outra questão importante é a valorização das diversidade que o docente deve ter, pois deve criar um ambiente sem preconceitos, livre de descriminação, para que os alunos sintam bem e livres para que possam ter um bom rendimento escolar.


             Com isso desenvolveu a ideia do homem como sendo ser inacabado, pois estamos em constante construção e desconstrução, visto que tudo é inacabado, conhecimentos, conceitos e a aprendizagem, e como pertencemos a tudo isso, estamos sempre sofrendo mudanças, alterações que nos proporciona o aprimoramento de novos conhecimentos, o que nos instiga cada vez mais buscar novas formas e meios de poder modificar a sociedade. Nesse sentido, a ideologia “anestesia a mente” já que se o indivíduo não possuir criticidade vai aceitar passivamente o conteúdo sem indagar, problematizar a ideia.
            Quando fazemos uma relação do documentário de Paulo Freire com o seu livro percebemos que que sua pedagogia de ensino ,voltada para a construção de um sujeito autônomo, ativo capaz de refletir para pensar em transformação, aplica-se em todas as áreas de conhecimento, desde a alfabetização, até as mais complexas áreas de conhecimento, tudo com base fundamentada em um sujeito ativo problematizador. Nesse sentido é válido ressaltar que, o processo de aprendizagem não está dissociado do mundo ao redor do aluno, pelo contrário, aprendemos a partir das experiências vivenciadas, do contato que temos com nosso entorno e o contexto social que nos envolve. Com isso percebemos a dimensão  da importância e da influência que esse educador, pedagogista e filósofo nos ofereceu.


Carla Ladeira Gomes da Silveira
Graduanda em Bacharelado
Interdisciplinar de Saúde - UFSB
carlalgs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário