quarta-feira, 8 de julho de 2015

                                              A forma válida para se aprender

 
      A educação é tratada por Paulo Freire como algo processual, inacabado, algo que possui categorização, ele foge totalmente do ensino tradicional, o que é muito inovador,ele demonstra um ensino muito mais instigante onde professor e aluno se unem a essa nova concepção de aprendizado utilizando a realidade como exemplo para educar.
     Categorização? Sim, no livro ele exemplifica cada forma diferente de se ensinar, cada exigência que aquele que pretende se formar como educador deve ter, são formas válidas e interessatíssimas pelo fato daquele que ensina deva possuir necessidade de aprimoramento, e não se portar como dono da verdade estando a frente dos seus alunos e direcionar apenas o certo ou o errado, mas está a frente deles e dizer que existem filosofias históricas que são reformuladas de acordo com a progresso da humanidade instigando nos alunos o desejo pela busca incessante de  conhecimento.
    O ensino tradicional nos dá uma forma objetiva de aprendizado, ele nos direciona para uma só vertente, já o que Paulo Freire nos proporciona é totalmente subjetivo, existe várias vertentes que podemos seguir e temos a liberdade de pensar e abrir um leque de opções e de ideias a quais podemos questionar e até mesmo inserir  nossa própria ideia, de aluno pensante.
    Aprender a aprender é um dos principais foco do professor, além de utilizar a realidade e atualidade  na sala de aula como instrumentos de ensino, pois aprender com aquilo que lidamos e convivemos o tempo todo é bem mais prático, é como se procurássemos uma notícia sobre economia no jornal para entender o aumento de preço dos suprimentos, os quais necessitamos diariamente, pois com aquela metodologia a qual estamos acostumados não temos a oportunidade que mesmo de forma subjetiva estarmos sempre nos informando sobre o que acontece, isso nos incentiva a pesquisar, querer saber mais e mais e nunca achar que o que sabemos é suficiente, independente da nossa formação.
    Portanto a necessidade de inovar a educação é clara, não se ensina mais o aluno apenas a escrever e ler aquilo que se escreve, mas também interpretar, pensar, discutir, formular opiniões não se limitar na buscar do conhecimento e ver no seu erro a forma correta de aprender o certo, sabendo se corrigir e ser flexível no decorrer do aprendizado para ter o bom senso de mudar a percepção quando necessário.




IAGDA DE JESUS COELHO
BI HUMANIDADES 
SALA 6 VESPERTINO
Email: iagdacoelho@hotmail.com

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